BEM VINDO(A) AO NOSSO AGRUPAMENTO!
Pretendemos, através deste novo website, estreitarmos a relação com a comunidade educativa que servimos, constituída, sobretudo, por alunos, professores, pessoal não docente e encarregados de educação.
Assumimos o compromisso de informar todos quanto aos serviços que prestamos e aos eventos e iniciativas que se vão realizando em prol dos nossos alunos.
Esperamos que gostem!SOBRE O AGRUPAMENTO
O AEGHD constituiu-se no ano letivo de 2009-2010, agregando a Escola Secundária José Cardoso Pires e o então Agrupamento de Escolas General Humberto Delgado, adotando o nome do extinto agrupamento.
O Agrupamento de Escolas General Humberto Delgado é constituído pela Escola Básica de Santo António dos Cavaleiros, pela Escola Básica do Conventinho, pela Escola Básica General Humberto Delgado e pela Escola Secundária José Cardoso Pires.
A Escola Básica de Santo António dos Cavaleiros foi inaugurada no ano letivo de 1999/2000, estando dotada de espaços agradáveis e bem conservados, possuindo rampas de acesso que permitem a inclusão de alunos com cadeiras de rodas. Dispõe de uma Unidade de Multideficiência para apoio ao 1º Ciclo.
A Escola Básica do Conventinho foi inaugurada no dia 17 de Setembro de 2009.
Em 1997-1998, face à pressão demográfica, o Ministério da Educação reconheceu a necessidade de ser criada uma segunda Escola Básica para o 2º e 3º Ciclos, em Santo António dos Cavaleiros. Os velhos pavilhões encetam uma nova existência. Depois de terem sido incubadora para duas escolas novas, reabrem para a sua terceira renovação - passará a ser a Escola Básica 2, 3 de Santo António dos Cavaleiros, atualmente Escola Básica General Humberto Delgado. As novas instalações começaram a ser construídas em Dezembro de 2002 e passaram a ser utilizadas em Abril de 2004. Porém, a conclusão do pavilhão gimnodesportivo data de Outubro de 2005.
Em 1984/85 foi criada a Escola Secundária de Santo António dos Cavaleiros, que foi instalada nos pavilhões deixados vagos pela Escola Preparatória. Esta situação, considerada transitória, viria a permanecer até ao ano letivo de 1994/95, ano em que começou a ser transferida para as novas e definitivas instalações. O novo edifício, no que respeita aos blocos administrativo, de aulas e refeitório, foi concluído e totalmente ocupado no ano letivo de 1995/96. No ano letivo de 1999/2000, iniciou-se a utilização do pavilhão gimnodesportivo. A partir do ano letivo de 2000/2001 a escola adotou um patrono passando a designar-se de Escola Secundária c/ 3o Ciclo José Cardoso Pires, por Despacho superior.
EB do Conventinho
EB Santo António dos Cavaleiros
EB General Humberto Delgado
ES José Cardoso Pires
Missão do Agrupamento
A missão da Escola/Agrupamento reflete hoje a complexidade da própria sociedade em que se insere. As mutações constantes a todos os níveis, as alterações tecnológicas que ocorrem todos os dias, os desequilíbrios e as ruturas sociais, provocam na comunidade educativa, uma grande angústia, acrescida das exigências das famílias, da sociedade e da tutela no sentido da obtenção de respostas e da apresentação de resultados.
A preparação dos jovens como cidadãos da Europa e do Mundo é a grande finalidade da escola de hoje. Prepararmos jovens conscientes dos seus deveres e dos seus direitos, das suas responsabilidades e, também, informados das suas oportunidades, no fundo do seu papel na sociedade atual, é essa a missão das (nossas) escolas.
Visão do Agrupamento
Para o cumprimento desta missão o Agrupamento de Escolas General Humberto Delgado tem de afirmar-se como referência não só pela excelência dos resultados de alguns, mas pela excelência da educação para todos e da sua intervenção na comunidade em que se insere, nomeadamente no que diz respeito à inclusão e à igualdade de oportunidades para todos.
Deve, igualmente, ter em consideração a visão de aluno, prevista no PA, que “integra desígnios que se complementam, se interpenetram e se reforçam num modelo de escolaridade que visa a qualificação individual e a cidadania democrática.” Para tanto, precisamos de ancorar a nossa tarefa em valores. Além de um modelo de escola humanista que pretendemos ser, precisamos de desenvolver uma cultura organizacional estruturada em torno de valores de modernidade e em que a maioria adote procedimentos efetivamente inovadores. Precisamos de incorporar nos já assimilados valores da tolerância, do trabalho, da ética profissional, da cooperação, da integração, da partilha, da dedicação, novos desígnios como a criatividade, a inovação, a abertura a novas formas e a novas fontes de transmissão e de partilha do conhecimento e da preparação para a vida ativa.
O AEGHD tem de tirar partido da situação privilegiada de poder construir um projeto educativo abrangente aos vários ciclos de ensino, da educação pré-escolar ao ensino secundário, não esquecendo a via profissionalizante. Neste domínio, dada a importância que a mesma já assume em número de alunos, de turmas e de cursos, tem o AEGHD a obrigação de enquadrá-la e valorizá-la no contexto da região em que se insere, como resposta às necessidades de formação do tecido socioeconómico, assim, como também, encará-la como uma política de integração e de reconhecimento social para os alunos que a procuram e a frequentam.
Uma melhor e mais alargada avaliação, uma maior eficácia no acompanhamento dos alunos, um maior envolvimento das famílias, uma maior coesão e cooperação do corpo docente, são desígnios para o sucesso e para a visão do agrupamento que pretendemos ser.
Valores do agrupamento
Rigor – uma efetiva cultura de autoavaliação do Agrupamento promotora do conhecimento sobre si próprio como ponto de partida de uma correta autorregulação.
Equidade – agir, fazer diferente nas diferenças.
Criatividade – promoção de um novo olhar e de novas ideias promotoras de realizações inovadoras.
Responsabilidade e integridade – Respeitar-se a si mesmo e aos outros; saber agir eticamente, consciente da obrigação de responder pelas próprias ações; ponderar as ações próprias e alheias em função do bem comum.
Excelência e exigência – Aspirar ao trabalho bem feito, ao rigor e à superação; ser perseverante perante as dificuldades; ter consciência de si e dos outros; ter sensibilidade e ser solidário para com os outros.
Curiosidade, reflexão e inovação – Querer aprender mais; desenvolver o pensamento reflexivo, crítico e criativo; procurar novas soluções e aplicações.
Cidadania e participação – Demonstrar respeito pela diversidade humana e cultural e agir de acordo com os princípios dos direitos humanos; negociar a solução de conflitos em prol da solidariedade e da sustentabilidade ecológica; ser interventivo, tomando a iniciativa e sendo empreendedor.
Liberdade – Manifestar a autonomia pessoal centrada nos direitos humanos, na democracia, na cidadania, na equidade, no respeito mútuo, na livre escolha e no bem comum.” Perfil do Aluno.