Documentação

(em atualização)

Projeto Educativo

O Projeto Educativo é um documento que consagra a orientação educativa do agrupamento de escolas, elaborado e aprovado pelos seus órgãos de administração e gestão para um horizonte de três anos.

No documento são explicitados os princípios, os valores, as metas e as estratégias segundo os quais o Agrupamento de Escolas General Humberto Delgado se propõe cumprir a sua função educativa. 

Regulamento Interno

O Regulamento Interno é um dos instrumentos do exercício da autonomia reconhecida a todos os agrupamentos de escolas.

Neste documento estabelecem-se as regras e as normas de funcionamento do Agrupamento de Escolas General Humberto Delgado. Tendo o regulamento por objeto uma entidade dinâmica, aberta à evolução, à mudança, ao aperfeiçoamento, o presente texto será passível de revisão e alteração sempre que novas circunstâncias o aconselhem ou imponham.

Plano de Melhoria

O Plano de Melhoria tem por objetivo definir o enquadramento e as ações de melhoria a implementar no Agrupamento de Escolas General Humberto Delgado, na sequência da identificação dos pontos fracos a melhorar formulados no relatório de avaliação elaborado pela equipa da IGEC no seguimento da visita e avaliação efetuada ao agrupamento no mês novembro 2021, além das recomendações sugeridas a nível interno pelos vários órgãos de gestão e pela equipa da avaliação interna. 

Plano 23 | 24 Escola +

O Plano 23 | 24 Escola+ com vista à recuperação das aprendizagens e procurando garantir que ninguém fica para trás, o qual apresenta um conjunto de medidas que se alicerçam nas políticas educativas com eficácia demonstrada ao nível do reforço da autonomia das escolas e das estratégias educativas diferenciadas dirigidas à promoção do sucesso escolar e, sobretudo, ao combate às desigualdades através da educação. 

Consultar: Plano 21 I 23 Escola +

Estratégia De Educação para a Cidadania de Escola 

A Estratégia De Educação para a Cidadania de Escola, no âmbito das prioridades definidas no Programa do XXI Governo Constitucional para a área da educação, foi produzida a Estratégia Nacional de Educação para a Cidadania - ENEC (cf. Despacho n.º 6173/2016, de 10 de maio). 

A EECE - Estratégia De Educação para a Cidadania de Escola é um documento de referência a ser implementado, no quadriénio de 2023/2026 no AEGHD, visando a construção sólida da formação humanística dos alunos, para que assumam a sua cidadania garantindo o respeito pelos valores democráticos básicos e pelos direitos humanos, tanto a nível individual como social, a educação constitui-se como uma ferramenta vital. Deste modo, na componente do currículo de Cidadania e Desenvolvimento (CD), os professores têm como missão preparar os alunos para a vida, para serem cidadãos democráticos, participativos e humanistas, numa época de diversidade social e cultural crescente, no sentido de promover a tolerância e a não discriminação, bem como de suprimir os radicalismos violentos. 

Plano de Ação para o Desenvolvimento Digital

O Plano de Ação para o Desenvolvimento Digital das Escolas (PADDE) tem por base o quadro conceptual dos documentos orientadores desenvolvidos pela Comissão Europeia, designadamente o DigCompEdu e o DigCompOrg. Deste modo, as áreas de intervenção do PADDE incidirão nos diferentes domínios da organização escolar no âmbito das tecnologias digitais: Envolvimento Profissional, Ensino e Aprendizagem, Avaliação das Aprendizagens, Desenvolvimento Profissional Contínuo e Liderança.

Plano Anual de Atividades

A Escola de hoje exige que os documentos estratégicos e orientadores sirvam de referência mentora às múltiplas execuções educativas e formadoras. O Plano Anual de Atividades (PAA) é um documento de planeamento, que define, em função do Projeto Educativo, os objetivos e as formas de organização e de programação das diversas ações do Agrupamento de Escolas General Humberto Delgado.

O desenvolvimento das atividades, a sua divulgação e avaliação é realizada através da plataforma interna GARE (Gestão de Atividades e Recursos Educativos - Moodle).