As Assistentes Técnicas do Agrupamento de Escolas General Humberto Delgado são:
Natália Rodrigues (Chefe de Serviços de Administração)
Ana Cristina Oliveira
Ana Paula Fouto
Ana Paula Lopes
Andreia Durães
Célia Rodrigues
Luísa Campos
Mafalda Silva
Mª Luísa Oliveira
Rosa Pinto
Susana Faria
Equipa dos Serviços de Psicologia e Orientação
Isabel Nobre - Psicóloga
Maria João Victória - Psicóloga
O que é o SPO
o SPO tem a missão de intervir para melhorar, isto é, de optimizar e facilitar o processo de ensino aprendizagem, incidindo sobre os aspetos cognitivos, emocionais, comportamentais e sociais com o objetivo geral de promover a saúde mental e prevenir e intervir nas dificuldades vividas no processo de escolarização.
Funções do psicólogo na Escola:
orientação escolar e profissional;
apoio psicológico e psicopedagógico;
apoio ao desenvolvimento do sistema de relações interpessoais no interior da escola e entre esta e a comunidade.
Este Serviço desenvolve a sua intervenção a três níveis:
Apoio Psicológico e Psicopedagógico, nos termos do ponto 3 artigo 6º do Decreto-Lei nº190/91 (apoio de natureza psicológica e psicopedagógica a alunos, professores, pais e encarregados de educação, no contexto das actividades educativas, tendo em vista o sucesso escolar, a efectiva igualdade de oportunidades e a adequação das respostas educativas).
Orientação Escolar e Profissional, nos termos do ponto 5 artigo 6º do Decreto-Lei nº 190/91 (acções de informação escolar e profissional e de aconselhamento vocacional, apoiando o processo de tomada de decisão e de construção do projecto de vida, principalmente, dos alunos em anos terminais de ciclo/ensino, bem como promovendo a articulação da escola como o mundo das profissões e do trabalho);
Apoio ao desenvolvimento do Sistema de Relações da Comunidade Educativa, nos termos do ponto 4 artigo 6º do Decreto-Lei nº 190/91 (colaborar, na sua área de especialidade, com outros serviços/projectos da comunidade escolar; bem como, articular a sua acção com outros serviços especializados da comunidade envolvente).
Como pode recorrer ao SPO?
O pedido de Apoio Psicológico/Psicopedagógico pode ser feito pelo Aluno, mediante o contacto directo com a Psicóloga, Direção da Escola, pelo Director/a de Turma ou pelos Pais/Encarregados de Educação,
Orientação Escolar e Profissional
Um dos aspetos importantes no trajeto escolar de um adolescente prende-se com a definição da sua vida futura no âmbito profissional. O 9º ano de escolaridade assume-se como a primeira altura em que o jovem tem realmente de decidir qual a área predominante de estudo nos próximos anos de aprendizagem, tendo em conta o seu perfil e o seu objetivo de vida. Por esse motivo, aconselha-se que nesta altura o aluno frequente sessões de orientação vocacional, que o ajude a esclarecer dúvidas e a tomar uma decisão mais madura e consciente.
Destinatários: alunos do 9ºano e/ou alunos em risco de abandono escolar.
Valências: CAF/AEC/AAAF
Contacto: 926 266 421
Email: apeb1jisac@gmail.com
Facebook: https://pt-pt.facebook.com/apeejcpires/
Horário: 14h às 16h30
EMAEI - Equipa Multidisciplinar de Apoio à Educação Inclusiva
Elementos Permanentes:
Maria João Victória- Coordenadora da Equipa
Ana Lúcia Mendes - Adjunta da Direção
Eduarda Martins - Educação Especial
Maria João Victória - Psicólogo
Mafalda Alemão - Conselho Pedagógico
Cristina Prazeres - Conselho Pedagógico
Mª João António - Conselho Pedagógico
José Godinho - Coordenador da EBSAC
Elementos Variáveis:
Os elementos variáveis da equipa multidisciplinar podem ser: docente titular de grupo/turma ou o diretor de turma do aluno, consoante o caso; outros docentes do aluno, técnicos do Centro de Recursos para a Inclusão-CRI, e outros técnicos que intervêm com o aluno.
Enquadramento:
No enquadramento do Decreto-Lei n.º 54/2018 de 6 de julho, no artigo 12.º, número 8, compete à Equipa Multidisciplinar:
a) Sensibilizar a comunidade educativa para a educação inclusiva;
b) Propor as medidas de suporte à aprendizagem a mobilizar; Diário da República, 1.ª série — N.º 129 — 6 de julho de 2018 2923
c) Acompanhar e monitorizar a aplicação de medidas de suporte à aprendizagem;
d) Prestar aconselhamento aos docentes na implementação de práticas pedagógicas inclusivas;
e) Elaborar o relatório técnico -pedagógico previsto no artigo 21.º e, se aplicável, o programa educativo individual e o plano individual de transição previstos, respetivamente, nos artigos 24.º e 25.º;
f) Acompanhar o funcionamento do centro de apoio à aprendizagem.
ESCOLA BÁSICA/JI QUINTA DO CONVENTINHO
Andreia Ferreira
Carmo Costa
Cátia Quirino
Cláudia Duarte
Cláudia Justino
Gracinda Silva
Hilária Costa
Janaina Gonçalves
Joana Nascimento
Liliana Bacatelo
Mª de Fátima Azevedo
Mª Martins Vicente
Milene Teixeira
Sandra Vicente
ESCOLA BÁSICA/JI SANTO ANTÓNIO DOS CAVALEIROS
Ana Cláudia Mesquita
Ana Luísa Pereira
Ana Paula Vieira
Andreia Brito
Andreia Correia
Ângela Carvalho
Emília País
Érica Aranda
Fabiana Pereira
Fernanda Sacramento
Heloise Silva
Mª de Fátima Mateus
Mª Helena Matos
Mª Luzia Cruz
Mercedes Chatuê
Nanci Cardoso
Teresa Salgado
Vanessa Maria
ESCOLA BÁSICA GENERAL HUMBERTO DELGADO
Alexandra Santos
Ana Filipa Ribeiro
Ana Luísa Espada
Ana Paula Pereira
Carla Paulino
Carla Viola
Elisabete Vinhas
Eugénia Mendes (Coordenadora)
Judite Silva
Manuela Gonçalves
Márcia Salgueiro
Mª Carmo Pinto
Mª Ester Ferreira
Mª Fátima Cunha
Mª Leonilde Luís
Mª Luísa Martinho
Rita Selas
Rui Rocha
Sófia Silvestre
Vera Ferreira
Vera Simões
ESCOLA SECUNDÁRIA JOSÉ CARDOSO PIRES
Ana Lúcia Assunção
Ana Craciunas
Cátia Fernandes
Cristina Jesus (Coordenadora)
Elisabete Rocha
Emília Silva
José Alexandre Cruz
Lucinda Gomes
Mª Aldina Jorge
Mª Alzira Carvalho
Mª Lurdes Amaral
Mª Fátima Nivalda Santos
Mª João Sanches
Mª José Martins
Mª Manuela Gonçalves
Mª Susana Mendes
Rosa Dantas Silva
Santa Jacira Guita
Silvina Gouveia
Susete Rodrigues
Vanessa Crispim
Vera Silva